Prontuário NR-10

Diagnóstico de Segurança do Sistema Elétrico

Realização de inspeções visuais e relatório para identificar não conformidades existentes nas instalações elétricas e propor medidas para atendimento às normas regulamentadoras e técnicas, em especial às NR-10.

Diagnóstico do Sistema Elétrico de Proteção

Elaborar um diagnóstico do sistema elétrico de proteção, verificando e propondo, se necessário, alterações às instalações objetivando melhorias da proteção, analisando aterramento do neutro, relés, TC’s e disjuntores obsoletos etc.

Diagnóstico do Sistema de Aterramento de Força

Inspeção visual nos principais pontos do sistema de aterramento de força das instalações de forma a verificar a existência de condutor de aterramento visível, rigidez da fixação do conector do condutor de aterramento (equalização) nos motores, estruturas metálicas em geral, painéis e transformadores e fixação do condutor de aterramento (conectores) em seus respectivos equipamentos.

Diagnóstico do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA

Inspeção visual das condições de conservação do SPDA nos principais pontos de conexão acessíveis, de forma a identificar a rigidez da fixação do conector dos condutores dos subsistemas do SPDA e a existência de condutores arrebentados ou frouxos.
Avaliação das edificações que não possuem SPDA instalado verificando a necessidade de instalação de um sistema de proteção conforme requisitos estabelecidos pela NBR-5419.

Verificação da Organização do Prontuário das Instalações Elétricas

Realização de levantamento de informações para compor o prontuário.
Verificação da documentação exigida pela NR-10 e atualmente disponível na empresa, a fim de verificar a adequação das instalações às exigências normativas.
Fornecer as diretrizes para a montagem do Prontuário.
Elaboração de um relatório geral no qual deverão ser listados os documentos pendentes para a composição do Prontuário e as diretrizes para estruturação futura do mesmo.

Avaliação dos procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde

Direito de Recusa do Trabalho.
Análise Preliminar de Risco (APR).
Permissão para Trabalhos Especiais (PTE).
Atividades com riscos elétricos.
Regras de Segurança Trabalhos em Altura.
Trabalho em Altura.
Consignação e Bloqueio para o Comissionamento da Unidade Industrial.
Consignação e Bloqueio de Equipamentos e Instalações.

Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica