DDC Engenharia

HAZOP

Elaboração do HAZOP

O HAZOP é uma técnica de engenharia para realizar conhecimento mais profundo e específico dos problemas de processo ao qual estão ocorrendo, ou virá a ocorrer, possíveis desvios que levarão, à ocorrência de acidentes.

Objetivo do HAZOP

É uma técnica muito bem estruturada para analisar, sistematicamente, todos os parâmetros de processo (pressão, temperatura, nível, fluxo, viscosidade, PH, etc.), utilizando palavras-guias adequadas. Pode ser realizada de forma total ou parcial, desde que sejam definidos os limites da análise.

Equipe Multidiciplinar

O HAZOP é realizada por uma equipe multidisciplinar, porém, com foco exclusivo na avaliação do projeto de engenharia, de modo a confrontá-lo com a situação atual. A finalidade é verificar se os desvios dos parâmetros de processo interferem, de maneira relevante, para a ocorrência do dano..

Vantagens

Promove profundo conhecimento do processo total, ou parte dele. Alto nível de discussão técnica baseada em documentos de engenharia e outros. Pode ser aplicada tanto na fase de projeto como em operação. Identificação de ações de melhoria relevantes para a correção do processo.